Instituto Agronômico alerta sobre geada nos dias 29 e 30 de julho

Com a chegada de mais uma massa de ar polar no Sul do Brasil, a terceira neste mês, todo o estado de São Paulo está sob alerta e na expectativa de ocorrência de geadas. As duas primeiras frentes frias ocasionaram temperaturas muito baixas, até mesmo negativas, em São Paulo, e provocaram danos principalmente em regiões agrícolas. Na região de Campinas poderá haver registro de temperaturas negativas nos municípios de Capivari, Limeira e Cordeirópolis, que já tiveram essa condição pela passagem da última frente fria.

Segundo a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), Angelica Prela Pantano, para as próximas duas noites, de 29 e 30 de julho, estão previstas quedas bruscas de temperaturas, com novos episódios de geadas em todas as regiões paulistas. ”Essa condição poderá causar novamente danos em áreas agrícolas, aumentando as perdas e causando prejuízos aos agricultores”, diz a cientista do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Em grande parte dos municípios paulistas há previsão de temperaturas mínimas menores de 3° C. Isso poderá ocorrer em Bragança Paulista, Vargem, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista, Jarinu, Garça, Adamantina, Socorro, Mococa, Caconde e outras.

As temperaturas negativas poderão alcançar os municípios de altitude elevada como Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, Cunha, São Bento do Sapucaí. O mesmo poderá ocorrer na região Sul do Estado, como Mandurí, Capão Bonito, Itararé, Bom Sucesso de Itararé e divisa com Paraná.  

“Vale ressaltar que na região da Mogiana, já atingida pelas últimas geadas, poderão ocorrer novamente temperaturas baixas, capazes de afetar áreas de cultivo de café”, diz a pesquisadora do IAC, da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA).

Na região de São José do Rio Preto, as temperaturas mínimas devem chegar na faixa de 2 a 3°, provocando geadas e danos em áreas de cultivo de hortaliças.  O IAC tem parceria com a empresa Rural Clima.

 

 

Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600