Instalação e condução do cafezal
Roberto Antonio Thomaziello, 2019, 95 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 25,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
Censo varietal IAC de cana-de-açúcar no Brasil - safra 2017/18 e na região Centro-Sul do Brasil - safra 2018/19
Rubens Leite do Canto Braga Junior; Marcos Guimarães de Andrade Landell; Daniel Nunes da Silva; Márcio Aurélio Pitta Bidóia ; Thiago Nogueira da Silva; José Roberto Thomazinho Júnior; Victor Hugo Palverqueires da Silva; Ivan Antônio dos Anjos, 2019, 64 páginas.
Produção de sementes de pupunheira no Estado de São Paulo
Valéria A. Modolo; Antonio Lúcio M. Martins; Luis Alberto Saes, 2018, 28 páginas.
Censo varietal IAC de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil - safra 2017/18
Rubens Leite do Canto Braga Junior; Marcos Guimarães de Andrade Landell; Daniel Nunes da Silva; Márcio Aurélio Pitta Bidóia ; Thiago Nogueira da Silva; José Roberto Thomazinho Júnior; Victor Hugo Palverqueires da Silva, 2018, 50 páginas.
Zoneamento agroambiental para o setor florestal: zoneamento edafoclimático - orientações técnicas e viabilidade de cultivo.
Orivaldo Brunini; João Paulo de Carvalho, 2018, 39 páginas.
Censo varietal IAC de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil - safra 2016/17
Rubens Leite do Canto Braga Junior; Marcos Guimarães de Andrade Landell; Daniel Nunes da Silva; Márcio Aurélio Pitta Bidóia; Thiago Nogueira da Silva; José Roberto Thomazinho Júnior; Victor Hugo Palverqueires da Silva, 2017, 40 páginas.
Hortaliças e plantas medicinais: manual prático
Este manual tem por objetivo orientar o cultivo de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares, em pequenas áreas. São apresentadas informações práticas, como valor nutricional, valor medicinal, principais variedades , época de plantio, semeadura e espaçamento, calagem e adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, entre outros aspectos.
Paulo Espíndola Trani e outros, 2017, 72 páginas.
Recomendações gerais para a conservação do solo na cultura da cana-de-açúcar
Isabella Clerici De Maria; Mário Ivo Drugowich; José Osmar Bortoletti; André César Vitti; Raffaella Rossetto; José Luiz Fontes; Jairo Tcatchenco; Silvana Maria Franco Margatho, 2016, 100 páginas.
Calagem e adubação do tomate de mesa
Paulo Espíndola Trani; Edson Akira Kariya; Sérgio Minoru Hanai; Roberto Hiroto Anbo; Oliveiro Basílio Basseto Júnior; Luis Felipe Villani Purquerio; André Luis Trani, 2015, 35 páginas.
Couve de folha: do plantio à pós-colheita
Paulo Espíndola Trani; Sebastião Wilson Tivelli; Sally Ferreira Blat; Angélica Prela-Pantano; Édson Possidônio Teixeira; Humberto Sampaio de Araújo; José Carlos Feltran; Francisco Antonio Passos; Gilberto Job Borges de Figueiredo; Maria do Carmo de Salvo Soares Novo, 2015, 36 páginas.
Polo Turístico do circuito das frutas do estado de São Paulo: Fisiografia e clima.
Ludmila Bardin-Camparotto; Mário José Pedro Júnior; Gabriel Constantino Blain; Jener Fernando Leite de Moraes; José Luiz Hernandes, 2013, 51 páginas.
Mancha aureolada do cafeeiro causada por Pseudomonas syringae pv. garcae.
Lucas Mateus R. Rodrigues; Irene Maria G. de Almeida; Flávia Rodrigues A. Patrício; Luis Otávio S. Beriam; Karen Wolf Maciel; Masako T. Braghini e Oliveiro Guerreiro Filho, 2013, 24 páginas.
Sistema de condução em manjedoura na forma de "Y" e cultivo protegido para a videira
José Luiz Hernandes e Mário José Pedro Júnior, 2011, 42 páginas.
Beterraba: do plantio à comercialização.
Sebastião Wilson Tivelli; Thiago Leandro Factor; Juliana Rolim Salomé Teramoto; Eliane Gomes Fabri; Andrea Rocha Almeida de Moraes; Paulo Espíndola Trani e André May, 2011, 45 páginas.
Biologia e manejo químico de corda-de-viola em cana-de-açúcar
Carlos Alberto Mathias Azania; Andréia Cristina Silva Hirata e Andréa A. de Padua Mathias Azania, 2011, 12 páginas.
Fertilizantes: cálculo de fórmulas comerciais
Este boletim apresenta os cálculos necessários para a elaboração de fórmulas comerciais de fertilizantes. São, também, apresentados os principais critérios para a escolha dos fertilizantes simples que compõem as fórmulas, bem como exemplos de diferentes composições de fórmulas com fertilizantes minerais e orgânicos.
Paulo Espíndola Trani e André Luis Trani, 2011, 29 páginas.
O manejo de plantas daninhas na lavoura de amendoim é bastante difícil, devido às características de crescimento dessa espécie e ao limitado número de herbicidas hoje indicados. Nesse trabalho são apresentados os métodos que podem ser utilizados e o progresso da pesquisa com herbicidas potenciais.
Francisco Seiiti Kasai e Robert Deuber, 2011, 23 páginas.
Esta publicação torna disponível aos profissionais agrícolas, estudantes e agricultores informações científicas que lhes ajudarão a aumentar a produção do abacaxizeiro e a aprimorar a qualidade de seus frutos. As informações contidas neste boletim beneficiarão significativa parte da comunidade agrícola no Brasil, em outros países nas Américas e no Caribe.
Luiz Antonio Junqueira Teixeira; José Antonio Quaggio e Estêvão Vicari Mellis, 2011, 39 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 10,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
Fertirrigação em hortaliças
2ª edição revisada e atualizada
Paulo Espíndola Trani, Sebastião Wilson Tivelli, Osmar Alves Carrijo, 2011, 51 páginas.
Métodos de Análise Química, Mineralógica e Física de Solos do Instituto Agronômico Campinas - Edição revisada 2009
O. A. de CAMARGO A.C. MONIZ J. A. JORGE J. M. A. S. VALADARES, 2009, 77 páginas.
Caracterização agroclimática das Unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Capão Bonito e Região
Wanderley Antonio Tremocoldi e Orivaldo Brunini, 2008, 30 páginas.
Caracterização agroclimática das Unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Adamantina e Região
Caracterização agroclimática das Unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Adamantina e Região , 2008, 24 páginas.
Poda e condução do cafeeiro arábica
A poda na moderna cafeicultura tornou-se uma prática rotineira e obrigatória, devido ao novo sistema de plantio em renque (adensamento de pés na linha), que apesar de propiciar ótimas produtividades por área, não ocasiona um esgotamento vegetativo da planta. Como o crescimento dos ramos produtivos tem um limite, há necessidade de tempos em tempos, variáveis de acordo com as diferentes lavouras, de se recuperar a estrutura produtiva da planta. Isto só pode ser realizado através de podas. A finalidade deste boletim é orientar técnicos e produtores a melhor maneira de realizar esta poda e como conduzir a lavoura podada.
Roberto Antonio Thomaziello e Sérgio Parreiras Pereira, 2008, 39 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Ferrugem da Mentha citrata no Estado de São Paulo
André May, Maria Aparecida de Souza Tanaka, Evandro Henrique Figueiredo Moura da Silva e Andrea Rocha Almeida de Moraes, 2008, 14 páginas.
Variedades de cana-de-açúcar para o Centro-Sul do Brasil: 16.a Liberação do Programa Cana IAC (1959-2007)
São apresentados, neste boletim, os dados e as informações sobre quatro novas variedades de cana-de-açúcar - IAC91 1099, IACSP93 2060, IACSP95 3028, IACSP95 5000 - estudadas no período 1991 – 2007. Tais variedades foram selecionadas pelo Programa Cana do IAC para a região Centro-Sul do Brasil. Portanto, a área de abrangência deste estudo inclui todas as regiões canavieiras do Estado de São Paulo, assim como pontos dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e Paraná.
Marcos Guimarães de A. Landell e outros, 2007, 37 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Adubação verde com leguminosas no rendimento da cana-de-açúcar e no manejo de plantas infestantes
Elaine Bahia Wutke, Roberto Antônio Arévalo, 2006, 28 páginas.
Boletim Técnico IAC 198 - Adubação verde com leguminosas no rendimento da cana-de-açúcar e no manejo de plantas infestantes
Elaine Bahia Wutke, Roberto Antônio Arévalo, 2006, 28 páginas.
Variedades de cana-de-açúcar para o Centro-Sul do Brasil: 14.a Liberação do Programa Cana IAC (1959-200
O boletim apresenta informações sobre as características agroindustriais de quatro variedades de cana-de-açúcar - IAC91-2195, IAC91-2218, IAC91-5155, CSP93-6006 - para uso comercial geradas pelo Programa Cana IAC para a região Centro-Sul do Brasil. Portanto a área de abrangência deste estudo inclui todas as regiões canavieiras do Estado de São Paulo, assim como pontos dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e Paraná.
Marcos Guimarães de A. Landell e outros, 2004, 33 páginas.
O boletim técnico apresenta métodos de propagação e micropropagação, irrigação, nutrição mineral, adubação e outros tratos culturais, condições de cultivo, colheita, manuseio e armazenamento das flores, bem como as moléstias e pragas mais importantes. Também são abordadas considerações a respeito da seleção de variedades aptas à produção de flores de corte, visando estabelelcer as bases de uma produção quantitativa/qualitativa superior.
Antônio Fernando C. Tombolato e outros, 2002, 47 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
A variedade IAC86-2480 como nova opção de cana-de-açúcar para fins forrageiros manejo de produção e uso na alimentação animal
O boletim técnico apresenta a nova variedade de cana forrageira a IAC86-2480, suas principais características morfológicas e biológicas referentes a produção. O manejo fitotécnico da cana-de-açúcar e sua util.
Marcos Guimarães de A. Landell e outros, 2002, 36 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
A mancha de cercospora do milho
A mancha de Cercospora é uma doença mundialmente importante na cultura do milho por causar grande redução em sua produtividade. O objetivo deste artigo foi relatar a presença, o desenvolvimento, a severidade e o controle da cercosporiose do milho.
Gisèle Maria Fantin e outros, 2001, 19 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
O complexo colletotrichum do cafeeiro
O Boletim técnico apresenta as doenças relacionadas ao fungo colletotrichum e quais os sintomas observados nos cafeeiros. Também são abordadas as condições que favorecem a disseminação do fungo, bem como suas medidas de controle.
Osvaldo Paradela Filho e outros, 2001, 11 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Modelo climático-fenológico para determinação das necessidades de irrigação de café arábica na Região Norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro
O método proposto baseia-se em critérios científicos e observações experimentais, sendo uma contribuição para o planejamento da irrigação em cafezais.
Ângelo Paes de Camargo, Marcelo Bento Paes de Camargo e Wander José Pallone Filho, 2001, 26 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Manual de heveicultura para o Estado de São Paulo
A publicação tece considerações sobre práticas relacionadas a diferentes sistemas de produção para o cultivo da seringueira no Estado de São Paulo; consolida informações sobre diversas formas de produção de mudas, implantação do seringal e exploração de látex, clima, zoneamento, bem como medidas de proteção para frio e vento, incluídas como orientação no estabelecimento de projetos de novos seringais. São apresentadas indicações sobre clones para as regiões do litoral e planalto, dando ênfase a pragas e doenças, e medidas de controle, assegurando sucesso na implantação. Considerando os sistemas de produção usados no Estado de São Paulo, é feita uma análise econômica para os seringais em formação e em produção.
Paulo de Souza Gonçalves e outros, 2001, 78 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 15,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
Cultura do girassol
Tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas a respeito do cultivo e da utilização dessa planta para as mais diferentes finalidades.
Maria Regina Gonçalves Ungaro, 2000, 36 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Café arábica: cultura e técnicas de produção
O Boletim fornece informações relativas ao café arábica, apresentando seus principais aspectos.
Roberto Antônio Thomaziello e outros, 2000, 82 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Cultura da nespereira
No boletim são abordados aspectos relevantes da cultura como: hábitos de planta e exigências edafoclimáticas; cultivares recomendados, propagação, cuidados na instalação do pomar, adubação e outros tratos do solo, condução e poda das plantas; cuidados fitossanitários; desbaste e ensacamento dos frutos; produtividade, colheita e utilização dos frutos e perspectivas promissora atividade.
Mário Ojima e outros, 1999, 36 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Variedades de gergelim do Instituto Agronômico
No boletim são apresentadas as informações sobre a cultura do gergelim no Estado de São Paulo, em diferentes fases, traçando o perfil de desenvolvimento dessa atividade econômica. A pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia refletem-se nas principais variedades em distribuição comercial que privilegiam a qualidade do produto como alimento “ in natura” e processado. Tais avanços tecnológicos podem ser apropriados pelo produtor agrícola com agregação de valor à sua atividade.
Otávio Bento de A. Camargo e outros, 1999, 7 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Atrofia dos ramos de cafeeiro, causada por
A Bactéria Xylella fastidiosa tem sido associada a doenças de diversas culturas agrícolas de grande importância econômica. No Brasil, tem sido fator limitante para a cultura de ameixeira e citros. No cafeeiro foi relatada pela primeira vez em 1995, no Estado de São Paulo, afetando plantas de cafezais das regiões de Macaubal e São José do Rio Preto. Pesquisas posteriores confirmaram que a bactéria encontrada nos cafeeiros era a mesma que causa o amarelinho do citros ou CVC, embora haja diferenças entre o material genético.
Osvaldo Paradela Filho e outros, 1999, 10 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Cultura da rúcula
Paulo Espíndola Trani; João Baptista Fornasier e Rogério Salles Lisbão, 1999, 8 páginas.
Micropropagação de plantas ornamentais.
O Boletim técnico abrange explicações sobre a importância da micropropagação de plantas ornamentais, sua finalidade e estágio de desenvolvimento no Brasil, apresentando as pesquisas realizadas no setor e as dificuldades encontradas. São descritos os passos para a montagem de um laboratório, incluindo equipamentos, reagentes e vidrarias necessárias. As técnicas de micropropagação de algumas espécies ornamentais são detalhadas e ilustradas, acompanhadas de explicações sobre o modo de preparo dos meios de cultura. Também são discutidos os efeitos biológicos dos fitormônios e a fisiologia da aclimatização das plântulas.
Antonio Fernando C. Tombolato e Ana Maria M. Costa, 1998, 72 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 10,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
Cultivo da palmeira real australiana visando à produção de palmito
O boletim apresenta os principais aspectos da cultura como: importância econômica, principais espécies, origem, descrição e usos, clima, solo, propagação e formação de mudas, técnicas de cultivo e colheita.
Marilene Leão A. Bovi, 1998, 26 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 10,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
Manejo de plantas infestantes na cultura do feijoeiro
Elaine Bahia Wutke e Robert Deuber, 1998, 38 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
O boletim apresenta os principais aspectos da cultura, tais como: importância, origem, características botânicas e cultivares; clima; época de plantio; semeadura e espaçamento; nutrição mineral; calagem e adubação; manejo de água, pragas e moléstias; colheita; comercialização e custo de produção.
Paulo Espindola Trani e outros, 1997, 39 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 10,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
São apresentadas variedades de videira para cultivo no Estado de São Paulo. Discutem-se as nove mais apropriadas para porta-enxerto, mostrando sua aplicação; para efeito de registro, são citadas variedades de uva para mesa que foram significativas nas condições paulistas. Entre aquelas que hoje estão em cultivo, são discutidas quatro variedades do grupo das rústicas (americanas ou híbridas), sete de uvas finas e sete uvas sementes. Em termos de potencial para plantio hoje ou em futuro próximo, estão caracterizadas oito variedades de uvas rústicas, cinco variedades de uvas finas e doze de uvas sem sementes.
Celso V. Pommer e outros, 1997, 59 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
O boletim técnico reúne informações sobre a origem, caracterização botânica e importância econômica da cultura. Também é descrito as principais variedades recomendadas para o Estado de São Paulo, as viroses e a cultura de meristemas e a desinfecção de vírus em alho.
Walter José Siqueira e outros, 1996, 26 páginas.
Versão impressa, valor unitário: R$ 6,00
Saiba como adquirir
Em Campinas (SP):
Instituto Agronômico (IAC)
Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo Centro de Comunicação/Publicações
Outras localidades:
Está suspenso o envio de publicações via Correios
Fones: (19) 2137-0632/ 2137-0653
E-mail: vendas@iac.sp.gov.br
Não aceitamos vale postal.
Variedades de pêra para o Estado de São Paulo
No boletim estão descritos os diferentes cultivares de pêra disponíveis, suas características de mérito e, inclusive, a possibilidade de exploração sobre porta-enxertos de marmeleiro, sob elevada densidade de plantio. Também são feitas considerações sobre as regiões aptas à cultura da pereira, da necessidade de cultivo multivarietal, além das indicações de tratamentos culturais e fitossanitários do pomar e as perspectivas futuras de êxito, pela sua exploração, mesmo em consorciação com outras frutíferas perene, de retorno econômico mais rápido.
Fernando Antônio Campo Dall´Orto e outros, 1996, 34 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Cultivo comercial de violeta-africana
Cultivo comercial de violeta-africana
Antonio Fernando C. Tombolato e outros, 1995, 16 páginas.
Atenção: esta publicação encontra-se esgotada.
Nutrição Mineral e Adubação do Tomateiro
Paulo Espíndola Trani; Tania Aparecida de Nucci; Keigo Minami e Henrique Paulo Haag, 1994, 67 páginas.
A couve-flor, Brassica oleracea var. botrytis, pode ser produzida durante o ano inteiro, em praticamente todo o Brasil, graças aos programas de melhoramento genético, que produziram cultivares e híbridos adaptados à alta temperatura. Este boletim visou reunir algumas informações disponíveis na literatura sobre a espécie, objetivando auxiliar técnicos e estudantes que trabalham com essa importante cultura no Estado de São Paulo.
André May e outros, 207, 36 páginas.
Sede do Instituto Agronômico (IAC)
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600